Macarrão de Abobrinha Raw com Molho Puttanesca

Macarrão Raw Puttnesca - No Sugar Foods

Uma receita viva e deliciosa, especialmente para quem é vegetariano: Macarrão de Abobrinha Raw com Molho Puttanesca! Testem e me digam se não é realmente uma delícia?!

Porção para 4 pessoas. Se preferir, diminua pela metade a quantidade de ingredientes. O preparo é muito fácil!

Você vai precisar de…

– 4 xícaras de tomate picado;

– 1/2 xícara de azeitona preta sem caroço;

– 1/4 de xícara de cebola branca picadinha;

– 1/4 de xícara de sopa de azeite de oliva extra-virgem de boa qualidade;

– 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem de boa qualidade, para finalização;

– 3 colheres de sopa de alcaparras;

– mangerona, manjericão, tomilho e salsa picados, em quantidade conforme seu gosto pessoal;

– 3 dentes de alho;

– pimenta preta moída na hora;

– 4 abobrinhas grandes;

– 1/4 de xícara de pinole.

Como fazer…

Corte os tomates em cubos pequenos. Corte os temperos verdes grosseiramente. Descasque e esmague os dentes de alho. Misture o tomate, as azeitonas, a cebola, os temperos verdes, as alcaparras e o 1/4 de azeite e leve à geladeira para marinar por pelo menos, 2 horas, em vasilha coberta por uma tampa ou plástico filme.

Lave as abobrinhas, seque e mantenha a casca. Corte em tiras de mais ou menos 1 cm de largura, deixando em formato similar ao fettuccine (corte no comprimento!). Um descascador de legumes é perfeito para isso. Coloque em um escorredor de massa e deixe escorrer a água natural da abobrinha por 15 ou 20 minutos. Após esse período, seque com um papel toalha o excesso de água.

Quando o molho marinado estiver pronto, divida o macarrão de abobrinha em 4 porções e regue com o molho. Finalize com um pouco mais de azeite e os pinoles. Se preferir (já que os pinoles no Brasil custam o olho da cara…) use nozes!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Benefícios nutricionais… 

Sendo um alimento de baixíssimo valor calórico, o consumo de abobrinha é bastante indicado em dietas para emagrecer. Porém, a sua ingestão oferece muito mais do que isso. A abobrinha é rica em vitaminas A e do complexo B e minerais como magnésio, potássio e fósforo. De fácil digestão, e por ser ótima fonte de fibras alimentares e água (cerca de 90% de sua composição), ela é recomendada no tratamento da constipação intestinal.

Lembrete: a abobrinha pode ser consumida crua sem problemas e desta forma, muitas de suas propriedades nutritivas serão mantidas. Esta é uma receita raw e por isso ela não é cozida. Mas se preferir, pode refogar o macarrão na manteiga ou óleo de coco (brevemente!) ou cozinhar na água. Mas tome cuidado, para que não perca sua consistência e seus nutrientes!

* Observações:

  • Utilize alimentos orgânicos e da época sempre que possível.
  • Esta receita é altamente recomendada para dietas low carb ou paleo, assim como para celíacos ou pessoas que fazem restrição ao glúten.
  • Por já conter bastante sódio nas azeitonas e alcaparras, não é necessário acrescentar sal adicional à receita.

Deixe um comentário